Proposta de atividade de Letramento Crítico Visual Multimodal

Por Suellen Lima

Olá, querido leitor!

Esta postagem tem o objetivo de propor uma atividade que permita ao aluno o desenvolvimento da consciência semiótica por meio da exploração do videoclip Carmen de Stromae. Esta atividade servirá de exemplo para auxiliar o docente na construção de atividades que envolvam o letramento visual crítico dos alunos. Além disso, é válido pontuar que as perguntas devem estimular os alunos a darem respostas que evidenciem o pensamento crítico. Portanto, as perguntas deverão ser construídas gradativamente a partir da discussão simples até a mais complexa.

Sobre o cantor do video, Stromae, nome artístico de Paul Van Haver, é um cantor e compositor belga. Ele é conhecido por sua música que combina hip-hop, eletrônica e chanson, e por fazer críticas sociais em suas letras. O cantor possui 38 anos e apenas com 11 anos já se identificava com a música. 

A música Carmen foi lançada em 2013 e o videoclip publicado na plataforma Youtube em 1 de abril de 2015, onde é perceptível a recepção do público em relação a esse trabalho. Dirigido por Sylvain Chomet e todo inspirado na animação, esse clipe critica de forma lúdica e genial o quanto reféns, manipulados e egocêntricos nos tornamos através das redes sociais - no caso do vídeo, representada pelo uso abusivo do Twitter e o quanto o ego massageador do pássaro azul vai se tornando gigantesco à medida que mais selfies são tiradas, visualizações e seguidores conquistados -, nos mostrando o quanto isso pode ser nocivo quando olhamos a situação de fora. Além do mais, há destaque para a influência que várias celebridades causam em fãs que desejam ser iguais aos seus ídolos.

A seguir estão as perguntas que podem ser utilizadas na análise de outros vídeos a fim de identificar as características integrais e as formas de interação que são trabalhadas. 

Você pode encontrar a tradução da música Carmen através desse link e o vídeo.

Atividade

1- O que você vê nessa imagem?


2- O que está acontecendo nessas imagens?



3- Como você interpreta essa imagem?



4- O que é enfatizado nesta imagem? 


5- Que tipo de comparação de igualdade está disponível?


6- O que esta imagem representa para você?

7- Com base no que você sabe, lista três coisas que você pode inferir a partir destas imagens.





8- O que você enfrenta em relação a esta imagem?


9- Qual é a relação entre a imagem e a mensagem do texto?



10- Explique o porquê do zoom dado a essa imagem.




O vídeo ajudará o aluno a desenvolver o pensamento crítico a partir de uma crítica social implementada na música. Dessa forma, os significados estão sequenciados em combinações visuais e sonoras que expandem a reflexão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Retórica de Aristóteles

Resumo do texto Aprendizagem multimodal de letramentos com textos digitais