A Retórica de Aristóteles

Por Suellen Lima



Olá, querido leitor!

Essa é a nossa primeira postagem neste blog e a pauta de hoje é sobre os 5 conceitos retóricos de Aristóteles: ethos, pathos, logos, kairos e topos. O funcionamento da retórica é compreendido por meio da conceituação desses termos. Se você, leitor, tem o interesse de compreender esses conceitos, então fique por aqui e boa leitura!

De antemão, você concorda que para qualquer fim comunicativo do qual se busca alcançar um objetivo tendemos a ser persuasivos? Vejamos como exemplo: a venda de algum produto. Qual é o objetivo? Vender! Pois bem, para conseguir bater uma meta relevante de vendas é necessário persuadir o cliente utilizando bons argumentos. Há várias maneiras de fazer isso ao conhecer, principalmente, as 5 formas de comunicação.

Dito isso, conheça o primeiro conceito, Ethos, geralmente está associado a credibilidade ou confiabilidade. A construção da confiança na comunicação persuasiva dependerá da credibilidade utilizada, nesse sentido, pode-se citar uma figura pública, um especialista no assunto, uma instituição renomada. Entretanto, ao incluir uma figura pública em uma propaganda, por exemplo, alguns riscos podem acontecer como o cancelamento virtual daquele sujeito, caso isso aconteça, o Ethos pode ser perdido rapidamente. É válido destacar que na comunicação oral, leva-se em consideração as roupas adequadas à cada situação bem como a linguagem corporal, portanto um bom sujeito persuasivo é um bom estudante da linguagem corporal. Veja o exemplo de Ethos na imagem abaixo, a cantora Anitta se apresentando na final da Champions League (Liga dos campeões), evento patrocinado pela Pepsi. Nessa ocasião ocorre uma corrente de trocas, pois a cantora divulga sua música e a empresa fatura usando a imagem dela.

Figura 1 - Show de Anitta na final da Champions League


O segundo conceito aqui, Pathos, está associado ao apelo emocional. Nesse sentido, ao utilizar a emoção para persuadir alguém, deve-se adquirir inteligência emocional, isto é, saber gerenciar as próprias emoções, porque isso ajudará na escolha de palavras, movimentos do corpo e das mãos, pois o propósito é tocar as emoções de uma outra pessoa. Um exemplo de pathos pode ser visto na figura 2, uma postagem na rede social Instagram da Apipa (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais) pedindo ajuda para custear as despesas, ao fundo do cartaz está um cachorro triste. Ao ver isso, a pessoa poderá se compadecer e doar ao abrigo.

Figura 2 - Apipa pede ajuda financeira

Fonte: https://www.instagram.com/p/CgooQJwO46F/?utm_source=ig_embed&ig_rid=3339b657-8d79-40fc-bb5f-ef6aa7469b9f

Logos está relacionado ao uso da razão ou à lógica. Esse conceito é usado para convencer por meio de fatos. A apresentação desse fato deve ser coerente e realista. Utilize informações importantes e que se pode averiguar, às vezes apenas o senso comum não basta. Um exemplo de Logos é visto em vendas de computadores de diferentes marcas, apesar de um computador ser útil para várias tarefas, o produto em si tem que cumprir o que promete não apenas pelo preço, mas pelo propósito de uso, então ao vender um computador cuja memória é de 64 GB, esse espaço é apropriado até o momento para celulares, porém em computadores exige-se bem mais que isso. 

Kairos refere-se à ocasião ou momento favorável. Trata-se do momento oportuno para persuadir alguém como, por exemplo, uma pessoa que está em uma parada deserta esperando o ônibus  e um taxista aparece oferecendo seu preço de viagem, a depender do tempo esperando ou do medo do lugar, a pessoa pode aceitar. Além disso, humoristas também utilizam esta forma em Stand Up para interagir com o público.

O último conceito é o Topos, refere-se a um tema ou convenção. Adequa-se a comunicação a quem se destina a mensagem. A forma que nos comunicamos com crianças é diferente com jovens, assim também ocorre numa entrevista de emprego ou numa roda de amigos. O estilo e tema a ser abordado também muda, pois perceba que falar num velório é diferente de falar em comemoração de aniversário. A comunicação se enquadra conforme a situação, o tema e as pessoas.

Ao usar a maioria desses conceitos em sua comunicação, você será mais persuasivo e claro. Reitero que um bom estudo sobre a linguagem corporal lhe ajudará também a entender o seu comportamento e a sua atuação frente às outras pessoas. 




Referências:

Aristotle's Rhetorical Situation. Purdue University. Disponível em: <https://owl.purdue.edu/owl/general_writing/academic_writing/rhetorical_situation/aristotles_rhetorical_situation.html> Acesso em: 14 jun. 2023.

NEWBOLD, Curtis. 5 Concepts You Need to Understand to Communicate Persuasively: Ethos, Pathos, Logos, Kairos, Topos. The Visual Communication Guy. 07 de ago. 2013. Disponível em: <https://thevisualcommunicationguy.com/2013/08/07/5-concepts-you-need-to-understand-to-communicate-persuasively/> Acesso em: 14 jun. 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proposta de atividade de Letramento Crítico Visual Multimodal

Resumo do texto Aprendizagem multimodal de letramentos com textos digitais